As cores são capazes de transmitir sensações e emoções que influem no nosso bem-estar físico e psicológico e desencadear reações precisas e, por vezes, benéficas organismo. Esses são os princípios da assim chamada cromoterapia.
A cromoterapia é um tipo de medicina alternativa que utiliza as cores como forma de estimular ou relaxar o corpo, que é muito aplicada na arquitetura de interiores.
As cores e a sensação de bem-estar estão interligados em um processo que é cientificamente comprovado. A radiação emitida pelas cores é percebida pelo corpo, que reage e a transforma em energia química. Cada cor é associada a uma função e, por isso, em cada ambiente deve ser escolhido uma cor da paleta de acordo com critérios precisos. Escolher a cor errada para um espaço pode afetar o nosso humor, nossa vitalidade e nossas capacidades. É por isso que devemos considerar quais são as cores mais adequadas para a funcionalidade de cada ambiente da casa.
Quarto de dormir
imagem tirada da internet
As diversas tonalidades de azul são os tons clássicos do quarto de dormir, pois acalmam e refrescam a mente. O azul é ótimo para quem sofre de insônia, pois relaxa a mente e o corpo, abrandam o ritmo cardíaco e respiratório e regulam a pressão sanguínea. Se optar pelo azul como cor principal, você pode equilibrar a frieza da cor com cores quentes em móveis e tecidos. A cor lilás também é uma boa opção, pois esta tonalidade tem o poder de relaxar os nervos e favorecer a meditação. Dê também preferência ao rosa claro que, assim como o azul, é eficaz para vencer a insomnia.
Sala de estar
imagem tirada da internet
A sala de estar é um local de encontro, bate-papo e proximidade com a família e amigos. Neste tipo de ambiente, as cores vibrantes e otimistas são as ideais para se mostrarem presentes em uma das paredes, como o vermelho, o amarelo, o laranja ou o rosa choque.
Home Office
imagem tirada da internet
Para o quarto usado como home office, é recomendado que se use a cor verde, pois essa fornece estabilidade e relaxa a vista. Os verdes de tom amarelado aumentam a criatividade, os verdes azulados melhoram a concentração.
Cozinha
imagem tirada da internet
Todos os tons quentes são recomendados para a cozinha: o vermelho cria um ambiente dinâmico e de impacto emotivo muito forte, o amarelo e o laranja estimulam o bom humor e favorecem a comunicação; caso a cozinha seja escura, o amarelo dá mais luminosidade ao ambiente.
Banheiro
imagem tirada da internet
O banheiro é o primeiro lugar simbolo quando se pensa em relaxar e revitalizar as energias após um árduo dia de trabalho, e sempre há uma tendência maior de usar a cor branca na hora de pintá-lo. No entanto, pode-se utilizar outras cores para estimular essas mesmas sensações de paz e tranquilidade, como o verde, que tem relação com a natureza; o azul, que faz lembrar do frescor da água; e cores ligadas aos elementos naturais como a pedra e a madeira.
Gostaram das dicas?
Então, até a próxima! Beijinhos!